segunda-feira, 24 de março de 2008

Tudo muda, mais alguns costumes persistem e insistem

Existem algumas regras que parecem que sempre existiram, mas ao contrário do que muitas mães respondem as seus filhos questionadores, as coisas nem sempre são por que são.

Uma delas é por que se usa o anel de casamento na mão esquerda. Bem, pesquisando na internet acabei descobrindo que esse costume vem de muito tempo sim, mas não de sempre.

Na verdade começou com os romanos que acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d'amore) que estava diretamente ligada ao coração. O magnetísmo do metal tinha a função de atrair o coração do companheiro para sempre, o que também levou a forma redonda significando a eternidade.

A partir daí foram criados os anéis de noivado e de compromisso, o primeiro usado na mão direita é trocado após confirmada a data da união formal, e o segundo, simboliza um namoro sério, mas ainda sem data definida para o casório.

Daqui a pouco mais de um mês, chegará o tão esperado mês da noivas. Em maio, quase todas, se não todas, as igrejas e casas de festa já estão com todos os fins de semanas reservados para as cerimônias e festas de casamentos. Uma festa que mesmo com o passar do tempo ainda preserva todos os seus costumes, como o lançamento do buquê, o corte do bolo, os bem casados, e até mesmo o atraso da noiva.

Um comentário:

Carla Costa disse...

oi, Carolina! Muito legal as curiosidades que você tem postado, porém não se esqueça de colocar os links relacionados às suas fontes de informação. abs, Prof. Carla.