quarta-feira, 7 de maio de 2008

Prazer meu nome é

Hoje vou contar para vocês a história do meu nome. Quem escolheu o meu nome foi o meu pai. O motivo da sua escolha é bem simples. Meu pai é um grande fã de Chico Buarque que dentre suas muitas mulheres tem uma chamada "Carolina". Meu pai gostava da sonoridade da palavra Carolina, e voi-lá aqui estou eu, Carolina, com "C", não sou Ana nem Maria, e nem termino com "e", simples assim.

Mas você já parou para pensar por que a Venzuela se chama Venezuela? Ou qual a origem da palavra Argentina?

Bem, fui procurar e olha o que encontrei:

Argentina - Seus descobridores encontraram lá muita prata, que em latim se chama argentum - uma das riquezas do solo, inspirou o nome do país.
Bolívia - Homenageia Simon Bolívar - herói sul-americano responsável pela independência de vários países inclusive a Bolívia.
Brasil - Nome da árvore que era abundante na região. Produto extremamente lucrativo do qual se extraia um corante vermelho-brasa, daí o nome.
Chile - A palavra clilli, na língua de uma tribo chamada aimarás significa - "onde acaba a terra" por sua localização era considerada final do continente.
Colômbia - Homenageia o italiano Cristóvão Colombo descobridor do continente americano em 1492.
Equador - Alusão à linha imaginária que corta o país, o Equador.
Guiana e Guiana Francesa - Palavra indígena guyana que significa "terra de muitas águas".
Paraguai - Os índios que viviam nesta região eram os payaguaes, que viviam às margens do rio que tinha o mesmo nome da tribo.
Peru - Na língua inca quíchua, a palavra peru significa "terra de riquezas e esperanças". Outra versão aponta uma adaptação do nome de um importante cacique inca - Birú.
Suriname - Derivação da palavra surinen, nome da tribo que habitava originalmente a região.
Uruguai - O nome faz referência a um dos principais rios do continente, o Uruguai, que em tupi significa "rio dos pássaros", ou "rio dos caracóis".
Venezuela - Foi o navegador italiano Américo Vespúcio quem batizou a região de Venezuela - pequena Veneza - por associar a imagem das casas dos índios construídas em palafitas sobre as águas do lago Maracaibo, às casas de Veneza.

E você? Quem e por que escolheram esse nome para você?

Um comentário:

Juliano disse...

Oi, Carolina. Tudo bem? Como você não deixou nenhum contato, eu estou deixando um recado no seu blog também...
A empresa é a Korea Tobacco & Ginseng? Foi a única coisa que eu achei a respeito na Internet. Se eles quiserem, eu posso ajudar, mas eu precisaria saber sobre o que eles vão falar (para poder me preparar), onde eles vão ficar, telefone/e-mail, etc.
Mande e-mail com amplos detalhes em jjunho arroba gmail ponto com (escrevi assim para evitar spam).
Espero que esta mensagem chegue até você.