quarta-feira, 7 de maio de 2008

Colorido ou Preto e Branco

Uma das muits dúvidas que habitam a minha caixola desde que ela começou a funcionar é a seguinte: os cachorros enxergam colorido ou preto e branco?

Bem, é claro que agora com a nossa querida internet e suas incríveis feramentas de busca ficou mais fácil encontrar a resposta, ou pelo menos chegar perto dela.



O fato é que existem dois tipos de células sensíveis à luz no olho: os cones e os bastonetes, cujos nomes respondem à forma destas células. Cada uma delas é especializada em um aspecto distinto da captação de luz: enquanto os bastonetes respondem à intensidade luminosa (níveis baixos ou altos de luz), os cones lêem as freqüências da luz, que, na banda visível do espectro eletromagnético, são o que conhecemos como cores. Assim, os bastonetes nos ajudariam a ver de noite ou com pouca luz e os cones nos permitem perceber distintas cores.





Um cachorro pode ver em cor, mas não tantas cores como os homens, já que possui só dois tipos distintos de cones. Por exemplo, o cachorro pode distinguir o azul do amarelo, do vermelho ou do verde, mas não pode distinguir o vermelho do verde. O esquilo e o gato possuem também só dois tipos diferentes de cones.

Mas não são somente os cachorros que tem a capacidade de enxergar cores. Outros animais coma a pomba e o camarão pode ver colorido.

Nenhum comentário: