quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ra-tim-buuumm!

Você sabia que em alguns países o aniversário é comemorado duas vezes? Isso mesmo, duas vezes. É o que acontece na Rússia, na Sérvia, na Bulgária e na Grécia. Um costume entre os fiéis da Igreja Ortodoxa é batizar seus filhos com nomes de santos. Por isso, alguns comemoram o aniversário no dia consagrado ao padroeiro. Outra prática comum é fazer duas festas, uma na data de nascimento e outra no dia dedicado ao santo.

Já no Japão, o aniversário de 5 anos dos meninos é considerado importante porque com essa idade os samurais eram apresentados como guerreiros. As meninas, por sua vez, aguardam com ansiedade a festa de 7 anos, durante a qual recebem seu primeiro quimono. Também é tradição homenagear as crianças de 3, 5 e 7 anos no dia 15 de novembro. Na ocasião, os pais levam os filhos para rezar no templo e lhes presenteiam com doces.

Na terra do Papai Noel, Finlândia, a festa de aniversário também é feita de forma diferente. Além de se hastear a bandeira do país na casa do aniversariante, faz parte da tradição fazer um café da manhã especial em família.



Em outros países quem ganha presentes são os outros, no Senegal são os vizinhos, a família do aniversariante prepara diversos tipos de carne e distribui pela vizinhança; na Tailânida são os monges, os seguidores do budismo aproveitam a ocasião para fazer boas ações. Também faz parte dos costumes entregar alimentos aos monges que passam pela rua.

Aquie bem perto da gente, no México, no Chile, em Cuba e em El Salvador, durante a festa de celebração da data, o aniversariante, de olhos vendados, deve quebrar a piñata (vaso de barro cheio de bala) com uma madeira. Enquanto isso, seus amigos cantam músicas tradicionais.

E na Coréia, na primeira festa de aniversário, a criança é colocada em frente a uma série de objetos trazidos pelos convidados. Acredita-se que o presente escolhido pelo bebê dá uma pista de seu futuro e de sua futura profissão. O carretel de linha indica vida longa; o livro, dedicação aos estudos; e dinheiro e arroz, sucesso financeiro.

Nenhum comentário: